segunda-feira, 25 de julho de 2011

MISSA: Perguntas e Respostas

   As ovelhas (fiéis) na Internet são inúmeras. O pastor não as conhece como na sua paróquia conhece suas ovelhas. É necessário que as ovelhas internautas se manifestem e façam perguntas para que, através do Blog (no meu caso) o padre possa orientá-las e ajudá-las.
   Para mim é motivo de enorme alegria poder esclarecer almas que não conheço e que talvez muitas nunca conhecerei pessoalmente, mas que, pela misericórdia divina, eu possa ajudá-las a conseguirem o céu e lá nos encontraremos pela graça de Deus, Nosso Senhor e Pai.
   Graças a Deus, tenho recebido muitas perguntas, sobretudo sobre a Santa Missa. Isso ajudar-me-á a colocar postagens mais adequadas às necessidades de meus caríssimos seguidores e leitores.
   Agradeço do fundo do coração, a boa vontade e o interesse pela doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo.
   Com a graça de Deus, procurarei responder as vossas perguntas e levar-lhes a doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo que nos é transmitida pela Santa Madre Igreja Católica, Apostólica e Romana.
   Antes mesmo de transcrever algumas das perguntas, penso ser útil fazer a seguinte observação: Em se tratando de dogmas de fé e mistérios ( qual é a Eucaristia, já considerada como Sacramento; já considerada como Sacrifício) é claro que não podemos compreender inteiramente. E também, nestes casos (dogmas e mistérios) há palavras consagradas pela Teologia que não podemos mudar. A gente se esforça para se expressar de uma maneira mais acessível, mas a lingagem teológica e filosófica, tem que ser conservada. Só para dar um exemplo: a palavra "TRANSUBSTANCIAÇÃO" não pode ser substituída por outra. Podemos explicá-la, mas na explicação, teremos que empregar termos filosóficos. Mas, com a graça de Deus vamos fazer o possível. Foi o que fiz no outro Blog VIA-VERITAS-VITA, ao explicar o Pequeno Catecismo.

   As perguntas principais sobre o Santo Sacrifício da Missa foram:
   1- A santa Ceia ( a primeira Missa celebrada pelo próprio Jesus antes de sofrer e morrer na Cruz), foi um autêntico sacrifìcio?

   2- O Sacrifício de Jesus Cristo foi ÚNICO, como diz São Paulo em Hebr. X, 5 e seguintes. Como, então, há o Sacrifício da Missa que, aliás, é celebrada todos os dias e talvez em todas as horas?

   3- O Sacrifício de Jesus Cristo na Cruz foi perfeito, de valor infinito. Então, por que renová-lo?

   4- Jesus Cristo é o único Sacerdote, porque só Ele é perfeito e sem pecado. Então, por que há muitos sacerdotes que, aliás, são como os outros homens, fracos e pecadores?

   5- Se a Santa Missa é um sacrifício, Cristo é imolado no Altar. Mas, hoje, Cristo é ressuscitado glorioso, e não pode nem sofrer nem morrer mais. Como se explica?

   6- Na Epístola aos Hebreus, X, 26 São Paulo diz: "Se nós pecamos voluntariamente depois de ter recebido o conhecimento da verdade, JÁ NÃO RESTA MAIS HÓSTIA PELOS PECADORES". Assim sedo, a Santa Missa não pode ser Sacrifício Propiciatório.

 Há outras perguntas que praticamente já ficarão respondidas nas postagens anteriores. São:
   1- Por que a Missa é celebrada diariamente, sempre?
   2- Em que momento se atualiza o Calvário?
   3- Como devemos dizer: assistir a Missa; participar da Missa; ou celebrar a Missa?
   4- Em que momento da Missa tem início a Paixão de Jesus?
   Já antecipo que as respostas para todas as perguntas acima enunciadas, exigirão muito tempo, e muitas e muitas postagens. Assim, peço a todos a gentileza e a paciência de aguardar. Sobretudo peço-lhes suas valiosas orações para que o Divino Espírito Santo me ilumine para transmitir-vos a pura doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo e da maneira mais adequada e profícua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário