quinta-feira, 16 de junho de 2011

A SANTA MISSA com meditação sobre o SANGUE DE JESUS

   DO PRINCÍPIO AO EVANGELHO: Volvei ó Deus meu, um olhar de bondade sobre este altar. Aqui finalmente, Vos posso oferecer um sacrifício digno da Vossa Majestade infinita. Ofereci-vos já o humilde trabalho das minhas mãos, as penas do meu coração, as lágrimas dos meus olhos...mas o que são estas oblações tão mesquinhas perante as exigências da Vossa justiça e os direitos do Vosso amor? Mas, eis um sacrifício em tudo digno de Vós: eis o SANGUE sacratíssimo do Vosso Filho Jesus! Eu vo-Lo ofereço com a alma trêmula pela grandiosidade e o valor da mesma oferta, mas com a certeza de que será plenamente agradável à Vosso infinita Majestade.
   Ó grande Deus, recordai a bondade imensa com que acolheste um dia as ofertas simples do inocente Abel, recordai com quanta complacência contemplaste o sacrifício de Abraão, recordai quanto serviram para acalmar a Vossa justa cólera as milhares de vítimas que Vos eram imoladas em homenagem de adoração no templo de Jerusalém, recordai... ó meu Deus, recordai que uma só gota do SANGUE de Jesus vale infinitamente mais que todas as vitimas antigas; que só aquele Calvário purpureado de um SANGUE divino vale mais que um mundo inteiro inundado de sangue humano. E este SANGUE de Jesus sou eu que hoje Vo-Lo ofereço! Eu me uno com o pensamento e o coração ao vosso sacerdote... eu que com o desejo e com todo amor Vo-Lo apresento naquele cálice que em breve tempo será levantado ao alto entre as mãos do Vosso ministro... Ó meu Deus, quanto me sinto grande e aventurada neste momento! Pensar que Vos ultrajei até tirar a vida ao Vosso Filho... e agora poder oferecer-Vos o Seu SANGUE para Vos fazer perdoar o meu delito consumado!
  
DO EVANGELHO À ELEVAÇÃO: Deveria ser eu a vítima expiatória dos meus pecados; mas ainda que o meu sangue corresse todo pelos degraus deste altar, ainda que o meu corpo fosse esquartejado e calcado aos pés, ainda que exalasse o espírito em suplicios  horrendos, bastaria porventura o meu sacrifício por si só para apagar a mais pequena das minhas venialidades? Aceitai, pois, ó meu Deus, o SANGUE de Jesus em satisfação de todas as minhas culpas: eu Vo-Lo ofereço como satisfação devida à Vossa justiça infinita, que eu ultrajei de tantas maneiras; e enquanto este SANGUE sobe até Vós em holocausto de expiação, desça também sobre a minha alma em lavacro de perdão e purificação. Tenho já chorado as minhas culpas, é verdade, mas tantas lágrimas derramadas ainda me não restituiram a inocência perdida... ah! é só das veias de Jesus e do seu Sagrado Lado que pode cair uma chuva santa capaz de apagar todas as minhas iniquidades. Volvei, ó meu Deus, volvei o Vosso olhar para este SANGUE precioso! ele passou através do Coração de Jesus, e é, portanto, um SANGUE que fez palpitar o maior amor que da terra tenha sido elevado para o Céu... fez pulsar aquele Coração com as palpitações de uma contrição infinitamente viva e profunda... a dor  comprimiu-O como que dentro duma tenaz de ferro e fê-Lo espirrar da fronte  e de toda pessoa de Jesus até correr pela terra... é um SANGUE que à calma suave da inocência reune os frêmitos santos do zelo pela Vossa causa... é um SANGUE que tem já lavado as culpas de mil gerações, e não terá o poder de lavar as minhas? é um SANGUE que durante tantos séculos tem aplacado a Vossa ira, e só hoje, que se trata de mim, não terá o poder de mover-Vos à compaixão?

   DA ELEVAÇÃO À COMUNHÃO: E ei-Lo sobre o altar: o SANGUE de Jesus. Está aqui para mim, está todo `a mimha disposição... e eu O recolho nas minhas mãos, apresento-O à Vossa Majestade divinamente real, ó grande Deus, e ouso dizer-Vos: eis a digna compensação que Vos ofereço pelos benefícios sem fim com que enriquecestes a minha existência. Vós criaste-me, e eu em paga deste primeiro benefício ofereço-Vos o SANGUE de Jesus. Vós conservaste-me a vida por tantos anos, protegendo-me contra inumeráveis perigos e aventuras, fazendo até por vezes desabrochar belas rosas entre os espinhos da minha vida: e eis o meu agradecimento - O SANGUE DE JESUS.
   Vós chamaste-me à fé, e ajudaste-me a conservá-la entre os escândalos de pobres almas que a sacrificavam ao intersse duma paixão ou a aviltavam com desonrosas transigências, e à fé acrescentastes mais tarde o dom inefável de graças especiais que entre o povo cristão me colocaram numa classe privilegiada: e o meu reconhecimento está todo aqui: no SANGUE DE JESUS. E eu Vos prometo que sempre, por toda a parte, agora e até ao meu último suspiro, vos darei uma só homenagem de gratidão, mas que será digna de Vós: apresentar-Vos-ei sempre o cálice do SANGUE DE JESUS.

   DA COMUNHÃO AO FIM: Quisera, ó meu Deus, pedir-Vos muitas graças para mim e para os meus caros. Ó meu Deus, mas sou um nada pecador! Então fale a Vós por mim o SANGUE DE JESUS. Diga-Vos este SANGUE, ó meu Deus, que eu estou de braços abertos esperando a graça de conhecer-Vos sempre melhor e assim de amar-Vos com crescente fervor, de servir-Vos com indefectível constância e de chegar um dia a gozar-Vos no Céu para sempre. Ainda uma graça, ó meu Deus. Pelo amor de Jesus, pelo valor do SANGUE que por mim derramou, concedei-me a graça de ter sempre deste SANGUE uma inextingüível sede... que ele venha todos os dias humedecer e abrandar as securas da minha alma... que ele venha infundir-me uma nova vida de virtude e de santidade... que ele venha fazer-me viver toda, mas mesmo toda, de JESUS e só de JESUS. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário