quinta-feira, 16 de junho de 2011

SANTA MISSA: A alma em procura do AMOR.

   DO PRINCÍPIO AO EVANGELHO: Eu me aproximo do vosso altar, ó grande Deus, onde espero encontrar o que eu tanto procuro e por que tanto suspiro: o amor a JESUS. Dentro em breve Ele consumará sobre o altar o Sacrifício de Si mesmo, misticamente derramará por mim todo o Seu Sangue até a última gota., e eu oferecerei à Vossa infinita Majestade a Sua Paixão , a Sua Morte, e Vos pedirei em compensação uma só graça: a de amar a JESUS. É este um amor que eu calquei aos pés tantas vezes, já com meus pensamentos que vaguearam d'Ele em procura de vaidades, já com as minhas palavras quando, descurando a oração, me entretive em conversações frívolas e mundanas, já com as obras que modelei mais sobre os caprichos das paixões que sobre os preceitos  e exemplos do Evangelho e dos santos. Confesso a minha culpa, ó Senhor, e espero que as súplicas da Virgem Santíssima e dos santos cujas relíquias estão na pedra d'Ara deste altar, me alcançarão o Vosso perdão e que a Vossa misericórdia terá piedade de mim, e por amor a JESUS me concederá mais tarde a vida eterna.
   Ó Deus piedoso, volvei o Vosso olhar sobre a minha miséria, vede o meu pobre coração... parece morto, porque está sem a chama do amor de JESUS. Tem  piedade de mim, e concedei-me este santo amor, fazei-me ver como é grande a Vossa misericórdia, deixai que o grito angustioso da minha alma suba até ao Vosso trono, e ouvi benigno as minhas súplicas.
   Ó Deus Pai, que me criastes, dai-me o amor de JESUS, e será perfeita a obra da vossa criação; ó Deus Filho que me remistes, dai-me o Vosso amor, e será perfeita a obra da Vossa redenção; ó Deus Espírito Santo que me santificastes, dai-me o amor de JESUS, e será   perfeita, em prol de minha alma, a obra da Vossa santificação. Vós tendes direito de serdes glorificado, ó meu Deus; mas que glória mais bela para Vós que a de ver JESUS amado de todos os corações? Eu tenho necessidade de paz, e desejo ardentemente alcançar a verdadeira paz; mas onde a encontrarei eu senão no amor de JESUS? Concedei-me, pois, este amor, e os Anjos cantarão glória a Vós no mais alto dos Céus, e paz a minha alma de boa vontade.

   DO EVANGELHO À ELEVAÇÃO: Quisera, se pudesse, apresentar-Vos o sacrifício total de mim mesma, juntamente com  o de JESUS, mas não posso oferecer-Vos mais que um pouco de pão e um pouco de vinho, uma gotinha   d'água. Aceitai benigno esta humilde oferta e pelo infinito valor d'Aquele em que será transubstanciado, perdoai-me os meus inúmeros pecados, todas as transgressões da Vossa Divina Lei, todas as negligências no Vosso santo serviço; e como prova do Vosso perdão dai-me a graça de amar-Vos com o mesmo Coração e com as mesmas obras de JESUS. Oh! como eu quesera ser uma só coisa com JESUS! Como quisera saber orar-Vos com o Seus lábios, louvar-Vos com a Sua língua, viver da Sua vida, imolar-me com o Seu sacrifício! Vós que o podeis, fazei-me a graça de estar unida à Sua natureza divina com vínculos tão estreitos e com tanta intimidade, como Ele quis estar unido à natureza humana; porque então poderei amá-Lo a Ele e amar-Vos a Vós com um só dulcíssimo e eterno amor. Quisera, ó meu Deus, ter um coração que me tornasse digna da estar junto dos Anjos, dos Arcanjos, dos Querubins, dos Serafins e de toda a Corte Celeste, para poder cantar dignamente a Vossa grandeza e dizer-Vos com uma melodia divina: - Sois Santo, Santo, Santo, ó Senhor Deus dos Exércitos! Hosana no mais alto dos céus! - Quisera estar perto daqueles santos que mais amaram a JESUS, para poder honrar-Vos menos indignamente: mas não sou mais que uma pobre peregrina, longe da pátria...ah! que ao menos eu recorde e medite nuitas vezes quanto eles amaram a JESUS, e que o exemplo dos seus santos ardores me desperte da sonolência espiritual e me acenda no coração um incêncdio de amor; e que eles me obtenham com a sua intercessão o que eu não posso alcançar com a minha débil oração. Quero amar a JESUS! Ó meu Deus, não desprezeis este meu desejo, ouvi os meus ardentes votos, e fazei que por meio deste santo amor eu evite a condenação eterna, e pela Vossa infinita bondade, seja agregada ao celeste e eterno grêmio dos vossos eleitos.

DA ELEVAÇÃO À COMUNHÃO: Eis sobre o altar a celeste Vítima! Eis JESUS!!!  Eu Vo-Lo ofereço. ó meu Senhor e meu Deus! E Vós bem sabeis o porquê desta oferta. Tenho necessidade de amar-Vos com uma alma pura como a de JESUS, com uma vida imaculada como a de JESUS: e Vós que tanto desejais ser amado das Vossas criaturas, fazei-me a graça de eu ter de futuro a inocência dum Abel, a fé firme e operosa dum Abraão, a piedade dum Melquisedeque, a fim de que tudo quanto Vos oferecer em homenagem de amor Vos seja grato e aprazível, e eu mereça um olhar sereno e propício da Vossa infinita Majestade. Ofereço-Vos, portanto, o Vosso divino Filho, e com a fronte inclinada por terra Vos peço que mandeis o Anjo a tomar deste altar uma Vítima tão augusta, e a levá-La até ao altar sublime que se eleva ao conspecto da Vossa divina Majestade afim de que, enquanto eu sobre a terra receber o Seu Corpo e o Seu Sangue, Ele lá em cima obtenha da Vossa misericórdia, que eu seja repleta de graça e de bênçãos. Que a minha vida seja JESUS !!!
   Sou culpada, ó meu Deus; reconheço-o e confesso-o; e a minha maior culpa é a de Vos não ter amado. Não sei mesmo se  no  futuro chegarei a amar-Vos quanto eu desejara; mas espero que chegará também para mim o suspirado dia de poder amar-Vos no Paraíso, como Vos amam os Anjos e os Santos; espero que me concedereis também a mim um posto entre as almas bem-aventuradas, e espero-o sobretudo pelos merecimentos de JESUS, Vosso Filho e meu Redentor. Ah! meu Deus! por amor de JESUS livrai-me enguanto viver sobre a terra, de todos os males que mereci pela minha vileza; livrai-me dos pecados que cometi com o amor às criaturas; livrai-me das penas merecidas com as minhas culpas; livrai-me para o futuro, mesmo das mais ligeiras venialidades, afim de que eu passe o resto da vida ocupada somente em amar-Vos.

   DA COMUNHÃO AO FIM DA MISSA: Ó queridíssimo JESUS, ó Cordeiro imaculado, tende piedade de mim. Vede como eu sou pobre... falta-me tudo, porque me falta o Vosso amor. Deixai cair sobre minha alma uma gota ao menos daquele Sangue que derramastes com tanta generosidade, lavai as manchas refastas da minha consciência, retituí um pouco de vida ao meu coração, fazei que ele torne a palpitar por Vós... Ó Cordeiro imaculado, afartai para longe de mim o maior de todos os pecados  -  o de recusar-Vos o meu amor. Vede o meu coração: como está agitado! está em luta contínua contra as paixões, que o querem subjugar... fazei ouvir a Vossa voz e restituí-lhe a paz, reconduzindo-o à posse serena do Vosso amor. Vinde, ó JESUS, vinde Vós mesmo ao meu coração, e acendei-lhe a chama do Vosso amor por que tanto suspiro; vinde e ligai-me a Vós tão fortemente, que fique para sempre unida à observância da Vossa santa Lei. Não sou digna, verdade, de receber-Vos no coração, mas basta uma só palavra para curar-me de todas as minhas espirituais enfermidades. Vinde, pois, ó JESUS, e o Corpo e o Sangue que imolastes sobre este altar, unindo-se a minha alma, a guarde , a defenda, a proteja, a encha de graças e a faça viver do Vosso amor agora e por toda a eternidade. Ah! meu doce e bom JESUS! vinde e uni-Vos a mim com tal intensidade e perfeição, que das minhas culpas passadas não reste mais vestígio em minha alma, nem peso algum nas balanças da Vossa justiça.
   Ainda uma graça, ó meu Deus: dai-me a Vossa bênção! Ó Deus Pai, criaste-me por amor; ó Deus Filho, remiste-me por amor; ó Deus Espírito Santo, santificaste-me por amor: portanto eu sou a obra do Vosso amor...abençoai, pois, a quem tanto amaste... e transformai-me, com a Vossa bênção , em um serafim de amor! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário