quarta-feira, 12 de outubro de 2016

CATECISMO EM IMAGENS - COM EXPLICAÇÃO DO QUADRO

O catecismo é uma instrução bem familiar por meio de perguntas e respostas sobre a doutrina cristã. Estude o catecismo neste blog "ZELO ZELATUS SUM". O Primeiro Catecismo foi explicado no blog: "VIA-VERITAS-VITA".



      Antes de ensinar Sua doutrina, Nosso Senhor Jesus Cristo quis ensinar às crianças, pelo Seu exemplo, como elas devem assistir ao catecismo. Aos doze anos de idade, Jesus foi à Jerusalém com Maria Santíssima e São José para celebrar a festa da Páscoa. Vemos neste quadro, no alto à esquerda, no Templo, o Menino Jesus assentado entre os doutores da lei, escutando-os e interrogando-os. O Evangelho diz-nos que os doutores da lei estavam admirados por causa da sabedoria das respostas de Jesus.
   Chegado à idade dos trinta anos, Jesus Cristo começou a percorrer a Judeia para aí ensinar Sua doutrina. Ele pregava ora nas sinagogas, onde os judeus se reuniam  para rezar, ora sobre as montanhas, ora sobre a beira do mar. No alto deste quadro, à direita, vemos Jesus sentado numa barca no mar da Galileia. Em torno d'Ele estão Seus apóstolos, e, nas margens vemos os judeus de uma aldeia vizinha, atentos em escutar Seus ensinamentos.
   Depois da Ascensão de Jesus Cristo, Sua doutrina foi pregada pelos apóstolos, pelos bispos, pelos padres e pelos diáconos. Vemos, no meio deste quadro, o diácono Filipe sentado  numa carruagem ao lado de um oficial de Candace, Rainha da Etiópia. Este oficial lia, mas sem as compreender, as Sagradas Escrituras. Felipe explicou-lhe as passagens da Bíblia que profetizavam sobre Jesus, e o oficial se converteu e pediu o batismo dizendo:"Eu creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus".
   Em baixo no quadro, à esquerda, está representado o Papa ensinando a doutrina a todas classes da sociedade; à direita,  está representado um bispo pregando o Evangelho também aos bárbaros; e, no meio, ainda em baixo, vemos um padre dando catecismo às crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário